top of page

GESTÃO HUMANIZANTE

9. CONSCIÊNCIA HUMANA

Antes de prosseguir, penso que será proveitoso examinar parte do um estudo autoral com o título - CONSCIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA PARA UMA VIDA PLENA (5).

*********************************************************************************************************************************************

Segundo Pierre Weil, icônico psicólogo francês da linha transpessoal:

"o ser humano, a todo o momento da sua existência, tem constantemente a escolha entre ser um autômato, escravo dos seus instintos, emoções destrutivas, pensamentos e dos seus condicionamentos, ou um ser plenamente consciente de todos os atos da sua vida. Ser consciente a toda hora implica em viver de modo pleno, isto é, viver em plenitude".

Weil, Pierre. A arte de viver a vida (p. 80). Editora Vozes.

 

... somos o único ser vivo no planeta Terra capaz de ter consciência da consciência. Isto quer dizer que temos a prerrogativa intencional de observar a nossa própria essência. Temos a habilidade de aplicar INTELIGÊNCIA sobre nossa própria “inteligência”. As aspas dizem respeito ao que julgamos ser toda a nossa sabedoria, mas que não passa de uma menor fração de quem realmente somos e do nosso potencial.

 

O fundamento desta afirmação está na quantidade de estudos da consciência humana trazidos por diversos e renomados autores. Podemos constatar que há algo marcantemente em comum nessas abordagens: o campo da consciência, ou seja, tudo aquilo que reconhecemos, nominamos, compreendemos a respeito do que captamos através dos nossos sentidos, é a menor parte do todo. O nosso maior conteúdo está escondido e reside exatamente no que chamam de inconsciente ou subconsciente (veja exemplo de cartografia da consciência na figura abaixo).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Livro Psicossíntese, as bases da psicologia moderna transpessoal de Dr. Roberto Assagioli

 

Para que eu consiga aproximar essa conversa da nossa realidade pergunto: Quantas vezes você já se surpreendeu com sua capacidade de elaborar raciocínios e dar respostas as quais antes julgava não estar preparado? Quantas vezes foi surpreendido por pensamentos inesperados que trouxeram o caminho para solucionar uma questão? Isso funciona como a luz do sol que penetra pela fresta da janela trazendo uma luminosidade limitada ao ambiente. Cabe a cada um decidir escancarar essa janela e deixar o sol penetrar com todo o seu esplendor. 

***********************************************************************************************************************************************

9.1 Insight

Quando dois neurônios fora dos veios habituais se conectam temos então um insight, aquela centelha iluminada trazendo uma nova compreensão a respeito de percepções antes forjadas em nosso cérebro. Este é o momento exato da expansão da consciência. Isso só acontece quando abrimos espaço para a zona fora da área de conforto ou quando nosso cérebro opera em uma frequência propícia para conexões inusitadas. A evolução da consciência organizacional está diretamente relacionada com a exposição a novas oportunidades de reflexão.

Cartografia da Consciência Assagioli Imagem.jpg
bottom of page