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GESTÃO HUMANIZANTE

11. SEGURANÇA PSICOLÓGICA

O conceito de segurança psicológica foi apresentado pela primeira vez por Amy Edmondson (6), professora de Harvard. De acordo com a especialista, a segurança psicológica no trabalho envolve ter as condições necessárias para expressar sua opinião sem medo. Ou seja, um ambiente psicologicamente seguro é aquele onde há respeito e confiança.

 

A promoção de um ambiente seguro psicologicamente é, em sua teoria, até de fácil compreensão, porém, na prática, encontra algumas barreiras de usos e costumes e culturais. Segundo Edmondson além da parte visível da norma organizacional existe o acordo tácito que funciona no relacionamento diário entre as pessoas. Especialmente no Brasil onde costumamos desafiar um pouco mais a capacidade de implantar esse estado produtivo psicológico devido ao apreço pela piada e pela “brincadeira”. Cultivamos e somos até reconhecidos pelo hábito aparentemente ingênuo que muitas vezes ultrapassa limites saudáveis inibindo a abertura para participação. Portanto a atuação precisa ser resiliente e firme com o exemplo sempre fluido da alta gestão da empresa.

 

11.1 Algumas iniciativas na direção correta:

  • Treinamento específico no comportamento desejado;

  • Reforço diário dos valores organizacionais como pilares robustos dessa construção;

  • Receber a notícia do erro como uma oportunidade de aprendizado e melhoria;

  • Investir na diversidade e inclusão garantindo que todos sejam escutados;

  • Feedback constante com uma linguagem positiva mesmo que a abordagem seja para ressaltar comportamento não compatível;

  • Escuta ativa nas interações, principalmente quando estiver recebendo sugestões e ideias.

 

11.2 Segue quadro de Padrão Comportamental disseminado a época do Projeto “Uma Outra Abordagem com Pessoas”:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Padrâo comportamental.jpg
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