top of page
Buscar
  • Foto do escritorLaudio Nogues

Para ir mais alto, é preciso ir mais fundo

Atualizado: 9 de fev. de 2021

O título desse texto foi inspirado e adotado, em tradução livre, de uma excelente palestra de Bob Anderson, fundador do The Leadership Circle que assisti. Lanço mão desse conteúdo para resumir a essência do papel do Mindfulcoach, profissional que aplica técnicas combinadas do Mindfulness e do Coaching).

Vamos às definições:

Mindfulness: viver o momento presente intencionalmente, sem julgamento (atribuída a Jon Kabat Zinn)

Coaching: é uma abordagem baseada em investigação para o desenvolvimento pessoal e profissional que visa criar consciência, gerar ação e facilitar aprendizagem e crescimento.

(Stanford Business)

Examinando com cuidado as duas definições, podemos imediatamente observar a complementariedade das áreas e a relação direta com a frase título.

O Coach oferece de forma habilidosa a capacidade de provocar reflexões as quais combinadas à aplicação de ferramentas validadas cientificamente, resultam em um acervo de conhecimento pessoal na maioria das vezes surpreendente para o coachee (seu cliente). A técnica de desrnvolvimento baseia-se em um detalhado plano de ação e no apoio a sua execução. Portanto, um processo, o qual costumo dizer, de fora para dentro.

A prática do Mindfulness (atenção plena) traz ao ser humano em evolução a possibilidade de ir além no aprofundamento do conhecimento de suas necessidades mais naturais. Isso normalmente enriquece o conteúdo de autoconhecimento. Além disso, oferece como bônus um estado mental pleno, integral, isto é, no controle de suas emoções, a ser praticado quando suas novas habilidades e competências tiverem que ser aplicadas na vida real. Um processo que acontece de dentro para fora.

Em suma:

  • saber aonde se quer chegar;

  • ter esse objetivo intimamente conectado ao seu propósito de vida;

  • saber o que fazer;

  • onde buscar o conhecimento necessário e por fim;

  • ser capaz de manter o estado mental que favorece o acesso ao seu melhor.

Esses são os benefícios da poderosa combinação do Mindfulness com o Coaching (Mindfulcoaching).

Se quiser saber mais sobre o tema, faça contato comigo para uma conversa individual.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page