Buscar
  • Laudio Nogues

Positividade para o Sucesso

Atualizado: 10 de Nov de 2019

O excelente livro “Inteligência Positiva” do Prof. Shirzad Chamine baseia-se no fato de que, na fase de formação do nosso caráter, desenvolvemos um elevado nível de crítica em relação ao mundo exterior e sobre nós mesmos devido à necessidade cotidiana de sobrevivência emocional. Esta figura do “crítico” é definida como o principal “sabotador”, que assola e interfere negativamente em nossas ações e reações. Este “crítico” conta com a pronta ajuda de 9 sabotadores coadjuvantes que acabam por reforçar este sentimento, buscando as mais sólidas justificativas explícitas e implícitas gravadas em nossos traumas e experiências pregressas.


Dependendo do grau de intensidade e da quantidade de vezes que estes sabotadores se apresentam interferindo no rumo de nossas vidas, pode-se então determinar, com certo grau de exatidão, o nosso Quociente de Positividade (QP). O QP tem a escala de 0 a 100 - quanto maior o QP, mais positiva, empática, curiosa, inovadora e realizadora a pessoa será. A sua tese está baseada em uma vasta gama de estudos científicos próprios e de terceiros, voltados para comprovação da relação entre a positividade e o sucesso das pessoas. Alguns destes estudos caminham para a comprovação de que somente 20% das equipes e indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial.


O Dr. Chamine estabeleceu, ao longo de anos, o método de testar o QP de pessoas e grupos, assim como identificar os sabotadores coadjuvantes com seus graus de intensidade. Através desta consciência, desenvolve-se então uma rotina de coaching que leva o indivíduo ou grupo a encontrar com mais clareza, abrangência e inovação, alternativas e soluções para seus dilemas. Além disso, o perfeito engajamento e constante prática dos exercícios propostos buscam, tanto reduzir as vozes dos sabotadores, como elevar a força dos “Poderes Sábios” que possibilitam um acesso maior e mais constante do nosso verdadeiro potencial.


Dependendo do caso apresentado pelo cliente, estou seguro que o emprego desta ferramenta e metodologia será de grande utilidade no contexto do autoconhecimento e no desenvolvimento da inteligência emocional. Grande parte dos clientes busca resolver problemas e situações que, invariavelmente, estão centradas em bloqueios muito mais emocionais do que cognitivos.


Na esfera corporativa, a aplicação deste roteiro aliada a outras técnicas de coaching poderá aproximar indivíduos e equipes de uma interação bem mais participativa, com interferências cada vez menores de julgamentos e críticas. Penso ser esta a base para uma boa gestão apreciativa - mas isso será tema para outra matéria.


Quer calcular o seu Quociente de Positividade e identificar os seus Sabotadores? Vá para a aba "TESTE GRÁTIS" do menu principal do site e siga as instruções.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo