top of page

A psicologia transpessoal transforma vidas. Entenda!

O estudo do ser humano, suas emoções, comportamentos e potencialidades, é algo fascinante justamente pela infinitude da tarefa. Quanto mais profundo mergulhamos em busca de conhecimento, mais nos tornamos conscientes de que há mais e mais camadas a serem desvendadas.



mulher em posição de meditação em busca de autoconhecimento


Para melhor servir as pessoas e as empresas que procuram meus serviços, estudei psicologia transpessoal e adicionei algumas ferramentas dessa disciplina às metodologias que desenvolvi nos processos de mindfulness e coaching. Hoje, percebo que essa foi uma iniciativa bastante assertiva.


Afinal, o que é a psicologia transpessoal?

Um dos fatores que mais me chamou a atenção para esse campo foi a perspectiva de poder enxergar a psique humana de uma forma mais ampla. Na psicologia transpessoal, o homem não é apenas um corpo, mas também alma e espírito com habilidades potenciais para ir além da matéria e transmutar seus estados de consciência.


Trago a definição de psicologia transpessoal de Vera Saldanha e Arlete S. Acciari no livro “Abordagem Integrativa Transpessoal” (Editora Inserir) para melhor compreensão:


Nasce como um desdobramento da abordagem humanista da psicologia em um momento de transição e integração dos saberes, marcando uma nova etapa da ciência do conhecimento humano. Caracteriza-se como um conhecimento transdisciplinar, dedica-se ao estudo da consciência e trabalha com diferentes estados de consciência que a pessoa humana pode manifestar. Atualiza a compreensão do ser humano e o campo da Psicologia, quando contempla a dimensão da espiritualidade como parte da natureza humana, que Maslow (1989) chamou de biologia subjetiva.

 

Vale uma ressalva: apesar de considerar a espiritualidade como parte da natureza humana, a psicologia transpessoal não deve ser confundida com religiões (catolicismo, budismo, espiritismo, xamanismo) ou práticas alternativas independente de trazerem ou não benefícios.

 

A aplicação prática da psicologia transpessoal é feita por meio de um método de embasamento teórico consistente chamado Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT), que detalharei em outro artigo.

 

Por ora, é importante destacar que quando aplicada com método e por profissionais qualificados, a psicologia transpessoal gera benefícios para o indivíduo que são observados na educação, na promoção dos valores construtivos, na otimização da aprendizagem e na emergência de valores na vida cotidiana, sejam nas relações familiares, pessoais ou profissionais.

 

Entre as grandes vantagens da psicologia transpessoal para o desenvolvimento humano, eu ressalto:

 

·        Promoção do autoconhecimento;


·        Melhor percepção da realidade externa;


·        Emergência da positividade e do melhor em cada ser humano;


·        Possibilidade de trabalhar nos níveis experiencial e evolutivo;


·        Ampliação da visão dos níveis inconscientes para além dos dados autobiográficos;


·        Movimentos para a integração da dimensão superior da consciência;

·        Oportunidades contínuas da interação e da síntese dos aspectos femininos e masculinos;


·        Foco no desenvolvimento do ser: os princípios de realidade, prazer e transcendência.



Representação das camadas conscientes e inconscientes na psicologia transpessoal


Uma boa representação visual das camadas conscientes e inconscientes do indivíduo, objeto de investigação na disciplina de psicologia transpessoal, é o “Ovo de Assagioli”, de Roberto Assagioli, psiquiatra italiano, um dos precursores da psicologia humanística e transpessoal.

 

No diagrama, ele traz os diversos componentes do self. A saber: o consciente superior, o inconsciente médio, o inconsciente superior ou o supraconsciente, o campo da consciência, o self consciente do “eu”, o self superior e o inconsciente coletivo. Esse também é um assunto para explorarmos minuciosamente em um futuro texto.


psicologia-transpessoal-ovo-assagioli


Tenho procurado aplicar os conceitos da psicologia transpessoal nos serviços de mindful coaching, mindfulness e gestão humanizante e tenho observado resultados positivos tanto em indivíduos quanto em grupos e empresas.


Vamos conversar sobre os benefícios que essa abordagem pode trazer para os seus projetos!




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page